ETA (Estação de Tratamento de Água) gera fortes benefícios financeiros para empresas e residências através da drástica redução no consumo de água proveniente das companhias de abastecimento dependendo da aplicação e das condições encontradas.

Como a ETA pode oferecer retorno sobre investimento?

Além de proteger todo o sistema hidráulico das impurezas que chegam pela água da companhia de água – visto que bombas, encanamentos, filtros e vedações sofrem demasiadamente com a química e sujeira da água - a economia que a utilização da água de poços autorgados gera drástica redução do consumo de água da CEDAE, o que resulta em retorno do pagamento dos custos iniciais e de manutenção anual em poucos meses.

Em um dos nossos clientes na Zona Oeste do Rio de Janeiro, encontramos um condomínio que pagava 390 mil reais por ano de carro-pipa devido a falta de água. Apenas com a redução em carros-pipa, o condomínio teve um pay-back em menos de 2 meses.

O que é ETA - Estação de Tratamento de Água?

ETA (Estação de Tratamento de Água) é indicado para tratamento de sólidos suspensos na água, redução da turbidez, redução da cor aparente, remoção de ferro, possuindo alta qualidade na filtração da água bruta.

É instalado para tratamento de água de poço, água tratada pelas companhias estaduais, água de mina, nascentes, reuso e água de chuva.

Aspectos técnicos

A composição de uma bateria de ETA varia de acordo com a necessidade do cliente, as condições da água e a vazão, mas basicamente, consiste em:

Filtro construído com polietileno revestido em PRFV (fibra de vidro), para vazões diversas. Acompanha válvula de controle automático ou manual.

Suporta pressão de até 10kgf/cm², perda de carga de 0,8kgf/cm². Não necessita de pintura externa e é resistente a alterações climáticas.

Utilizamos meio filtrante Zeólito ou Zeólita, carvão ativado, removedores de ferro e cloro.

O meio filtrante Zeólito ou Zeólita, é muito importante no tratamento de água para consumo humano e de processos industriais, porque é um mineral oriundo de cinzas vulcânicas. Com capacidade de realizar trocas catiônicas, dispensa o uso de qualquer produto químico na sua ação, além do processo de retrolavagem não gerar passivo ambiental, ou seja, rejeito nocivo ao meio ambiente. O Zeólito ou Zeólita tem grande volume de poros e age como uma “esponja” ou peneira molecular.

A retrolavagem deve ser feita diariamente, quando a válvula é manual. Já a válvula automática, é programada para realizar a retrolavagem de acordo com a necessidade do objetivo da instalação.

A manutenção correta e periódica é fundamental para que a água consumida esteja realmente limpa e com vazão adequada.

A HTZ oferece 2 tipos de sistemas de manutenção:

1 - Troca programada HTZ.

Trata-se de um contrato anual, onde é paga uma pequena mensalidade e garante a manutenção preventiva e troca dos elementos filtrantes de todos os equipamentos de nossa marca em sua residência, sem custo adicional.

Toda a preocupação com a contínua qualidade da sua água, aliada ao nosso controle de agendamento, fica sob nossa responsabilidade.

2 – Manutenção reativa

Nossa equipe usa um apurado sistema de controle do momento em que seus elementos filtrantes deverão ser trocados. Quando chegar o momento da troca de cada elemento, nossa equipe entrará em contato para agendar a manutenção. Nesse caso, cobramos pelo elemento filtrante trocado.

Topo